sábado, 24 de janeiro de 2009

Violência Gratuita



O debate sobre a violência humana não é novo, pelo contrário. Estão aí as grandes guerras da humanidade para comprovarem que somos movidos por um instinto destrutivo intenso e poderoso. Porém, com a evolução era de se esperar que conseguisemos um avanço no que diz respeito a uma maior convivência com nossos semelhantes. Mera ilusão é o que o filme dirigido por Michael Haneke parece querer dizer a cada fala não dita, a cada intenção não revelada.
O sugestivo título original nos leva a pensar sobre a total falta de amadurecimento de alguns muitos por aí. Os dois jovens bem vestidos e com um comportamento aparentemente dócil e educado são capazes de matar sem nenhum tipo de remorso. A falta de limites, a não capacidade de ser responsável são percebidas em qualquer dia-a-dia escolar. Pais parecem preocupados apenas com que seus filhos não sofram, não se frustrem, não sejam adultos. Muitos não aprendem o respeito. Muitos só conseguem acreditar na imbecibilidade a que foram sistematicamente submetidos por seus incapazes mentores.
Refilmagem feita pelo diretor a partir de seu próprio original, Funny Games brinca com os chamados filmes de redenção, isto é, aquele tipo de filme que salva os mocinhos e mata os bandidos, trazendo a uma plateia sedenta de soluções simplistas uma sensação de alívio e conforto.
Não é fácil digerir as atrocidades cometidas por Paul e Peter. Não é simples buscar as reais intenções do diretor alemão em realizar o mesmo filme duas vezes. A sensação que fica é a de que nós, seres humanos racionais, somos tolos, sem sentido. E essa vida que tanto apreciamos é corriqueira, efêmera e... sem importância.

Um comentário:

Gonçalo Luiz disse...

Salve prof. Nelson...
Parabéns pelo blog. Sempre preocupado em discutir questões do nosso cotidiando e, ao mesmo tempo, da nossa cabeça, nossa consciência, nosso interior.
Sobre o post, talvez o diretor esteja querendo dizer exatamente o que disseste em parte de seu texto. Isto é, que se pensávamos que o homem evoluiu ou evoluiria, estávamos redondamente enganados, já que o mesmo instinto selvagem de agressividade e destruição mútua perdura desde a época da primeira filmagem até agora com o "remake".
Por que não conseguimos nos livrar dele definitivamente é a pergunta que nos martela a cabeça, pois somos todos habitados por este instinto mesmo que inoculado e sem ação nas profundezas de nossos seres.
Um forte abraço!!!