terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Uma reflexão...

O texto abaixo é o editorial da Revista Cult do mês de dezembro. Um texto que abre um dossiê chamado "Deus no pensamento contemporâneo". Ando lendo muita coisa a respeito por conta das minhas pesquisas pré-Doutorado e achei que essa pequena reflexão renderia um ótimo debate.


"Na origem da Criação, escreveu o filósofo Jean Guitton, não há acontecimento aleatório, não há acaso, mas um grau de ordem infinitamente superior a tudo aquilo que podemos imaginar: ordem suprema que regula as constantes físicas, as condições iniciais, o comportamento dos átomos e a vida das estrelas. Poderosa, livre, infinitamente existente, misteriosa, implícita, invisível, ela está ali, eterna e necessária, por trás dos fenômenos, acima do Universo, mas presente em cada partícula. Tudo o que nos cerca hoje, desde o espetáculo do sol até o perfume das flores, tudo isso existia já no germe dos primórdios: o Universo sabia que, em sua hora, o homem viria. Não aparecemos assim, um belo dia, porque um par de dados cósmicos rolou para o lado bom. A vida e a inteligência não aparecem no Universo em conseqüência de acidentes, nos quais estaria ausente qualquer finalidade. O Universo, em sua imensa complexidade, e apesar de suas aparências hostis, é feito para gerar vida, consciência e inteligência. Matéria sem consciência não é senão ruína do Universo.
Deus é o Criador e nos fez á sua própria imagem. Isso é uma questão de fé. São Tomás de Aquino exerce uma influência tão profunda no pensamento contemporâneo porque foi o primeiro que postulou uma harmonia entre o que se crê e o que se sabe, entre o ato de fé e o ato de saber. O resto é vertigem filosófica."

Dayse Bregantini

Nenhum comentário: