sexta-feira, 7 de agosto de 2009

SAINDO INTEIRO E CONTINUANDO A ENFRENTAR OS DESAFIOS NOSSOS DE CADA DIA!

Parafraseando o poeta: "a vida não para"! Pois é, e se ela não para por que eu iria me dar esse desprazer de parar? Reencontrei uma velha amiga que sem saber me colocou mais em contato com uma nova amiga. A velha amiga é uma pessoa doce, inteligente e cheia de talentos. A nova amiga é praticamente uma alma gêmea. Já choramos juntos, rimos juntos, bebemos juntos. Viajamos juntos.
Na última quarta a velha amiga me deu um livro de presente. Livro que ela publicou há pouco tempo e que é de uma delicadeza inenarrável. A cada passagem, a cada pensamento, meus olhos iam enchendo de lágrimas e meu coração pensava: "como é bom ser poeta!"
Guardem bem esse nome: Tathiana Treuffar! Esse é o nome da velha amiga que vem buscando seu espaço e que meus alunos brevemente irão descobrir. Porque como educador sei que precisamos conhecer tanto os chamados cânones quanto o novo pessoal que está dando a cara a tapa.
Publico aqui um dos poemas que levaram-me diretamente a minha própria alma e a minha nova amiga; um poema que nos faz lembar que o outro é importante, sim. Mas o "eu" está e estará sempre à frente, afinal de contas, sem o "eu" como poderemos ser "nós"?
Ah, o nome da nova amiga? Bom, ela sabe que estou dialogando com ela! Te amo!


Hoje quero cuidar de mim


Hoje quero cuidar de mim

Arrumar meus cabelos

Minha imagem no espelho

Passar batom nas minhas fantasias

Lavar minha alma com banho de cheiro

Hoje quero fazer uma faxina interna

Jogar fora o que estanca meu sangue

Podar as colméias do meu jardim

Nutrir meus girassóis com beija-flores

Hoje vou botar roupa nova

Desfazer aquela mala guardada

Abrir presentes antigos sem lamentos

Hoje me quero tão linda

Quanto me sonho

E na festa que me produzo

Só será permitida a reza

Boa de uma intensa fé em mim

Hoje quero esse estado sempre

Hoje sendo hoje, e amanhã também

Hoje deixo o ontem como parte

Do que sou:

Presente puro que já me pertence

Hoje quero a centelha que me movimenta

A acordar todos os dias com sede de sóis e luas

Hoje eu me darei este presente

Presente este que me quero sempre.

2 comentários:

Tathiana Treuffar disse...

Obrigada por suas palavras, querido amigo! Fico feliz que a minha poesia tenha tocado a sua...
beijos,
Tathi.

Tathiana Treuffar disse...

Voltei pra dizer que fiz um blog para o meu livro.
http://abroolivroquemeescrevo.blogspot.com
Quando puder faça uma visita. Será muito bem-vindo!!!
beijos,
Tathi.